Você é do time dos que trabalham muito? Sua rotina mais parece uma tempestade de urgências e coisas para serem feitas? Já teve a impressão que seu ambiente de trabalho parece um quartel de bombeiros cheio de coisas imprevistas? Parabéns! Você não está sozinho! Você é mais um ser humano que trabalha demais e tem tempo de menos.
Se vê cada vez mais pessoas lotando suas agendas com prioridades e ficando sem tempo para nada. Aliás, para muitas pessoas isso parece até muito bom, você já deve ter ouvido frases do tipo: “trabalhe duro e conquistará tudo que quiser”, “trabalhando mais terei mais chances na empresa”, “quanto mais eu trabalho mais dinheiro eu ganho”, “esse é o momento da minha carreira”, etc
Até quando você vai aguentar? Vai precisar de um infarto para descobrir? Você não precisa trabalhar mais, precisa trabalhar menos, mas de forma mais “sábia”. Usar seu tempo com sabedoria é mais importante do que trabalhar demais, na verdade ele te poupa tempo. Vamos começar com sua lista de tarefas, será que toda ela é realmente necessária? Uma pesquisa desenvolvida comprovou que apenas 1/3 do tem tempo dos Brasileiros é focado em coisas realmente importantes. O restante acaba sendo gasto com coisas que deveriam ter sido negadas com um simples “não”, coisas totalmente circunstanciais que não trarão resultado e boa parte é simplesmente desperdiçada com reuniões urgentes ou interrupções de última hora.
Podemos afirmar que a Lei de Pareto, é mais que real em nossa lista de prioridades: 20% das nossas atividades geram 80% do resultado importante de fato. O resto é simplesmente o resto! Não vai fazer grande falta se não for feito, então para que elas estão lá??? (esse é o momento de encaminhar este artigo aos seus líderes e colegas de trabalho).
Olhe para suas prioridades, respire fundo, seja coerente com você e corte as coisas totalmente sem importância, aquelas que não vão fazer falta alguma. Agora olhe de novo e foque naquelas que teve medo de cortar porque foi seu chefe que delegou, elas realmente vão gerar resultado? Seu chefe sabe disso? Que tal uma conversa para tentar evitar essas tarefas (comprovando a falta de resultado e a alternativa)?
Outro fator para trabalhar menos e melhor é limitar seu tempo de trabalho. Quando você acha que tem todo tempo do mundo e sempre poderá fazer hora extra, acaba desperdiçando tem tempo à toa e não foca. Se sua empresa tivesse uma política de a partir de tal horário apagar as luzes do escritório, com certeza seu dia renderia muito mais (e várias empresas que adotaram essa política melhoraram seus resultados de produtividade). Você já reparou como um homem fanático por futebol é mais produtivo na quarta-feira para não atrasar e ver o jogo??? Experimente limitar seu horário, agende algum compromisso realmente relevante e veja seu dia render!! Se você for um viciado em trabalho pense naquele ditado popular mas, pela óptica da administração do tem tempo : quem trabalha demais no urgente e no circunstancial, não tem tem tempo para fazer o importante como viver e ganhar dinheiro! Pense nisso e se quiser trabalhar muito, trabalhe, mas que seja com 80% de atividades gerando 100% de resultado!
Fonte - RHPortal
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